DESENHO DE SISTEMAS
A gestão de conflitos é hoje um dos principais desafios para as empresas, e o DSD (Dispute System Design) é um método que se propõe a criar sistemas de negociação com o objetivo de prevenir e resolver conflitos.
O DESENHO DE
SISTEMAS DE DISPUTAS
A gestão de conflitos é hoje um dos principais desafios para as empresas, e o DSD (Dispute System Design) é um método que se propõe a criar sistemas de negociação com o objetivo de prevenir e resolver conflitos.
O DSD tem sempre como princípios a autonomia da vontade das partes que deles participam, oralidade, informalidade, boa-fé e busca do consenso. O Designer, profissional especializado em desenhar o sistema com a empresa, visa a adesão e adequação do sistema de negociação ideal, personalizado, para os conflitos de uma empresa.
O DSD é recomendado para casos de conflitos ambientais e desastres de grandes proporções, conflitos que envolvem um grande número de pessoas.
A metodologia DSD foi desenvolvida na Universidade de Harvard na década de 80 e propõe o desenho de um novo sistema de gestão de disputas. Desse modo, trata-se de um método a ser desenvolvido a fim de que se obtenha um produto específico, qual seja, um sistema de resolução de controvérsias personalizado.
A CBME oferece serviços de DSD com profissionais especializados em Design de sistemas de resolução de disputas, que podem implementar, formar e treinar a equipe com técnicas de escuta ativa, acolhimento, estruturação de agenda objetiva, facilitação da comunicação, estímulo a criatividade, visão de futuro, com foco em interesses mútuos, entre outras ferramentas.
COMO FUNCIONA
O DSD?
Idealmente, o trabalho proposto deverá seguir as fases abaixo descritas:
1ª FASE – DIAGNÓSTICO
Consiste em reunião inicial de alinhamento com equipe da empresa cliente e definição de equipe gestora, seguida de entrevistas com envolvidos no caso, por exemplo, departamento jurídico e ouvidoria.
O objetivo desta fase é identificar potenciais situações que gerem reclamações ou demandas por parte dos envolvidos, eventuais contingências já planejadas pelas áreas envolvidas e as possibilidades de resolução utilizando-se pessoal e material internos. A conclusão desta fase se dá com a validação do diagnóstico com a equipe da empresa cliente.
2ª FASE – DESENHO
Feita a identificação da fase 1, será então desenhado o sistema que melhor se adequará à realidade da empresa cliente, incluindo também a elaboração de material de consulta.
3ª FASE – IMPLEMENTAÇÃO
Essa fase consiste na implementação do sistema por meio de:
- Identificação de pessoal interno pertencente às áreas envolvidas;
- Elaboração de material a ser utilizado em treinamento;
- Treinamento e capacitação de pessoal (identificado conforme item acima);
- Realização de workshops com o objetivo de apresentar o sistema a membros da diretoria e/ou de outras áreas não envolvidas diretamente no projeto.