CÂMARA SETORIAL

A Câmara Brasileira de Mediação em Energia é a primeira câmara setorial contando com mediadores com reputação, competência e respeitabilidade nas mais diferentes especialidades e ramos do setor de energia.

PORQUE UMA

CÂMARA SETORIAL?

Além de possuir as habilidades e a qualificação necessárias para a função de mediador, destacamos a importância da especialização na área de energia. O entendimento prévio dos conceitos e do funcionamento da indústria permite que o mediador compreenda os detalhes da controvérsia e entenda as necessidades e interesses dos participantes. Assim, ele está apto a contribuir de forma eficiente para o sucesso da Mediação.

A MEDIAÇÃO NO

SETOR DE ENERGIA

Mundialmente, na área de energia, muitas empresas têm utilizado os MASCs – Métodos Alternativos de Solução de Controvérsias ou ADRs – Alternative Dispute Resolution – para resolução de conflitos. As disputas neste setor geralmente envolvem valores altos e questões técnicas complexas, múltiplas partes, múltiplas jurisdições e diferentes regimes regulatórios. No setor de petróleo e gás, as atividades de exploração e produção, transporte e refino apresentam características próprias: é uma indústria de alto custo e risco, em geral é inviável interromper as atividades enquanto são resolvidos litígios. Os players precisam resolver os impasses de forma rápida e eficiente, e de forma sigilosa, para não prejudicar os projetos em curso. E além disso, precisam preservar o relacionamento comercial.