Sócio-diretor da JLA – JL Alquéres Consultores Associados que fundou em 1999 e Sócio Proprietário da Edições de Janeiro que fundou em 2014. Foi Diretor Conselheiro (Membro do Executive Board) da ICC – International Chamber of Commerce – Paris. Foi Secretário Nacional de Energia em 1992 e presidiu a CERJ, Eletrobrás, Alstom do Brasil, Light Serviços de Eletricidade S.A. e MDU do Brasil. Foi membro de alguns Conselhos de Administração de grandes empresas da área de energia no Brasil, dentre as quais Itaipu, Eletrobrás Furnas, Chesf, Eletrosul, Nuclen,, Cesp, CPFL, Cemig, EDP e Vice Presidente honorário do World Energy Council. Trabalhou no BNDES, foi Diretor do BNDESPAR e da Cia. Bozano Simonsen e membro de vários Conselhos Estratégicos, como Calyon-Crédit Lyonnais, Arsenal Investimentos, FIP-Pactual, Rio Bravo e Signatura- Lazard Frères. Foi membro do Conselho da Cemig de 1989 a 1996 e 2005. Foi Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro de 2009 a 2011, da qual é grande Benemérito. Membro dos Conselhos de Administração da Energisa, da QGEP Exploração e Produção de Petróleo e Monteiro Aranha. Conselheiro e Presidente de organizações culturais e filantrópicas. Conselheiro do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e Vice-Presidente do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Consultor na área de infraestrutura.
Estruturou a RME (sócios Cemig, Pactual, Luce e AGC Concessões), que adquiriu a Light em 2006, da qual foi CEO até fevereiro de 2010 (período de gestão privada e alta lucratividade).
Presidiu o Conselho de Administração da Eletrobras (pela segunda vez) de julho de 2016 a abril de 2017.
Formado em Engenharia Civil pela PUC/RJ 1966, cursou Ciências Sociais no IFCS-UFRJ e fez cursos de pós-graduação no Brasil, Estados Unidos e França. Officier da Ordre National du Mérite (França), Cidadão Honorário de Dakota do Norte (USA). Cidadão Honorário do Municipio de Tiradentes onde fundou e presidiu o Centro Cultural Yves Alves.